segunda-feira, 11 de junho de 2012

46 - À volta de uma melodia

Há coisas que acontessem de forma bem simples. É este o caso e tudo começou porque uma amiga me enviou um vídeo do Jorge Aragão (da Cruz), músico nascido no Rio de Janeiro em 1 de Março de 1949.
A partir daí resolvi fazer um inquérito junto dos meus amigos internautas. Mais de 100 conheço-os pessoalmente, mas só com dois partilhei uma conversa sobre o tema.
Até hoje, ninguém sabe a minha opinião, embora alguns amigos ma tivessem pedido. Calma, já lá iremos.
O tema foi a melodia Avé Maria, não a letra até porque não há voz, interpretada em ritmo de samba. Por isso mesmo, talvez controversa. Para além dos emails de resposta, que foram cerca de 20% dos meus amigos, (digamos, são a média que sempre imaginei de apreciadores dos meus trabalhos e até provàvelmente os reenviarão; gosto de números, portanto tenho alguns guardados). 
Mas o "bom da coisa" é que tanto os sim, a grande maioria, como os não, desenvolveram a razão em que formularam a sua opinião. Apenas recebi um não, sem qualquer comentário. 
Isto é muito interessante, porque a net acaba por ser um elo comum que une quem ainda gosta de escrever e partilhar ideias. Para além dos vários textos que me enviaram , recebi várias histórias. Destaco duas delas.
A do amigo ido de Portugal para o Brasil, há pouco tempo e na cidade do seu acolhimento, sensibilizado,  ouviu esta interpretação difundida em altifalantes. 
Outra, do amigo, que numa viagem aérea de várias horas, esqueceu-se de comprar algo para ler. O passatempo foi escrever os seus top preferidos: Música, livros, filmes, etc. Agora, deu-se ao cuidado de me enviar as músicas preferidas, brasileiras e mundiais.
A minha opinião, depois de ver e ouvir primeiro o vídeo e repetir a audição fechando os olhos e deixar-me levar pelo som. Gosto, sem dúvidas.
Foi assim, por causa de uma interpretação musical, controversa ou não, que comunicamos, opinamos. (não sei porque não deverá ser opiniamos. Não diziemos nem escrevmos opinão.Os amigos sabem ?) Esta é também a minha resposta a cada um dos emails que recebi e daqui mando o meu abraço de amizade para todos.
E uma nova interpretação, agora sem imagens. Para guardar.
  

2 comentários:

Anónimo disse...

Oi, Jorge,

bem interessante essa sua pesquisa. Imagino que legal foram os achados todos.
Eu mesma: não gosto de Ave Maria. Nenhuma. Acho-as todas enjoativas, muito tocadas, perderam o sentido de devoção. Bem, isso é minha opinião só. E, mesmo sendo brasileira, não gosto de sambão, esse baticum tão comum por aqui. Porém, essa Ave Maria, tocada em bandolim, de forma amorosa, e tendo ao fundo os ritmos, também amorosos, cuidadosos, com centro no ritmo de samba, FICOU MARAVILHOSA! Jamais imaginei que uma música dessas, ficasse bonita e mantivesse seu sentido de oração, em ritmo de samba! Obrigada, amigo. SE não fosse vc, jamais teria tido essa sensação. Que me fez muito bem. Agradeço muito.
Beijão,
Lélia.

Anónimo disse...

Amigo Jorge,
Quando me enviou-o o video achei uma maravilha do ser humano a expressão e os movimentos
dos artistas. uma obra prima só entende quem ama a arte não é uma opinião mas trata-se sim de
um conhecimento e muita sensibilidade. Ainda não tinha respondido porque estou em exames
mas procuro sempre ter tempo para os amigos é um príncipio da amizade!
Beijinhos
Cármen.