sábado, 21 de dezembro de 2013

60 - O Natal é...

... É... fiquei suspenso ao escrever o título. Tudo por causa deste Português malvado - escrito, falado, desumano  -  que para tudo tem sempre duas caras ou duas opiniões ou duas fórmulas ou duas... sei lá. Para o caso não interessa nada e queria apenas expressar... em quanto eu puder. Na dúvida fui ao dicionário e está correto. Puder, em termos de futuro, incerteza. Amanhá não sei se puderei beber um copo a fingir que é Natal. Mas também posso e devo escrever Amanhã poderei dar-te um abraço, de certeza.
Entendem os meus amigos onde quero chegar, mas para simplificar deixo apenas a minha intenção pessoal, copiada da célebre frase O Natal é sempre quando o homem quiser, que só aparece nestes dias escrita e falada em tudo que é organização, publicidade, medias, humanistas disfarçados de governantes e os seus agentes:
Natal é enquanto eu puder levantar-me sem ajudas, ver os dedos dos pés a mexer e fazer normalmente o xixi matinal. É sinal que vou agarrar uma loirinha lá para o meio da tarde se tudo correr nos conformes.

Espero que gostem desta galeria de fotos. Uma ou outra batota apenas se refere à data da sua obtenção. Que não andou longe destes últimos dias.  










































Quero que os meus amigos, amigas, leitores e leitoras sintam sempre como eu o prazer de ter um Natal todos os dias. Com todos os sentidos operacionais. Prontos, é isso, nada complicado.

Fotos obtidas no Mercado do Bolhão e em lojas de comércio tradicional da minha Cidade do Porto.

Beijinhos e abraços e muito azevinho é o que vos desejo com carinho e amizade.

15 comentários:

Carmo Silva disse...

Fantástica a foram linda, simples e pessoal de nos lembrares que no fundo, Natal está em cada momento de alegria e gratidão à Vida!

Gostei muito das fotos, Jorge. consegues dar vida a qualquer lugar congregando o que tem de essencial.

FELIZ NATAL em cada Dia, meu Amigo!... Um abraço apertado!... :)

Unknown disse...

FELIZ NATAL MEU AMIGO E COMO SEMPRE SUAS FOTOS SÃO SENSACIONAIS,FANTÁSTICAS .UM ABRAÇO DA AMIGA DA CIDADE DE NATAL

cristiano disse...

belas fotos,Portugal deve ser muito lindo...
gostaria de saber qual é o nome daquele queijo,deve ser muito saboroso.
abraços do seu amigo aqui do Brasil

Inês disse...

Ah Jorge!
Que saudades do Porto! Neste ano, não pude ir e, o "problema" do Porto é o seguinte: se tu nunca foste e só o conheces por fotos ou vídeos tu aguentas e continuas a ver só fotos e vídeos. Mas, se já foste e já andaste por todos estes lugares das fotos e outros mais, fica difícil, quase impossível, passar um ano sem o ver de pertinho. Ninguém, além de mim, pode imaginar a saudade que sinto do Porto.
Beijos meu amigo e privilegiado tripeiro e Felizes Natais pelo 2014 afora. (Ah, e se fores me desejar alguma coisa para 2014, me deseja só uma coisa: que eu volte ao Porto no próximo ano) Beijinho

ze manel cancela disse...

Claro que gostei muito,continua.
feliz Natal e boas entradas no ano que se avizinha......Um abraço.....

jteix disse...

Para mim podes mandar um bocadinho de cada que já fico satisfeito, não sou esquisito.
Um abraço
cumprim/jteix

A. Vilela disse...

Maravilhoso,simplesmente!!PORTO é PORTO e ,MAI NADA.Como não sou goloso, tambem comia uma fatia do queijo da serra amanteigado.E então o Mercado do Bolhão!!!JORGE , continua. Um abraço , e bom NATAL.A.Vilela

maltahyde@gmail.com disse...

Que bonito amigo, quase deu para sentir os cheiros que ficaram na memória, que Jesus nasça todos os dias nas nossas atitudes, este é o verdadeiro espirito do Natal.
Um abraço gostei de rever as imagens do que bem conheço, ou mal, parece que agora estou conhecendo melhor com o amigo! Mais uma vez muito Obrigada, de sua amiga cá do outro lado do Atlântico. Isabel

Anónimo disse...

Amigo e camarada Jorge
Continuas em grande forma e, felizmente, à tua maneira, a viver bem a vida.
Que continues assim por muitos anos e que nós possamos indo aprendendo contigo as maravilhas do norte de Portugal, sobretudo da região do Porto.
Não sou crente, ou penso que não sou, mas por estas alturas regresso à minha infância e lembro-me do menino Jesus e das prendas postas no sapato, normalmente uma camisolita interior porque os meus pais não tinham dinheiro para comprar brinquedos. Não obstante não ser crente (...) nunca substituí o menino Jesus pelo pai Natal e gosto de continuar a fazer o presépio. Contradições? Talvez. Ou talvez não.
Manda sempre.
Um bom Natal de 2014 e que possamos comemorar, cada um à sua maneira, o próximo.
Um grande abraço.
António Ribeiro

Um grande abraço

Anónimo disse...

Amigo Jorge,

Uma forma original de desejar um Bom
Natal e de nos deixar com água na boca. Até a loirinha a meio da tarde nos deixa sequiosos, os que estamos do lado de cá. Gostei.
Obrigada, e votos de um Natal com tudo a que tem direito, (nada de preocupações com colesterol ou trigliceridos elevados, porque um dia, não são dias).
Beijinhos aqui da região de Cister,
Antonieta

Anónimo disse...

Boa noite,amigo
Teu email me deixou com agua na boca vendo essas gostosuras da terrinha
Tenha um bom soninho
Beijos
Maria do Horto

Gisele Claudya disse...

FELIZ NATAL a todossssssssssss.
Feliz 2014 cheio de saúde e felicidades.
beijossssssssss

Anónimo disse...

Querido Portojo!!!
Não tenho comentado mais tuas postagens com frequência, mas nem por isso deixei de admirá-las, tu como sempre com esse bom gosto que nos deixa com água na boca... Lindas fotos, Parabéns não só pelas postagens mas pela pessoa maravilhosa que você é... Que o Natal tenha sido muito bom para ti e tua família e que esse novo ano que se inicia te traga boas novas e que a felicidade seja uma constante em tua vida... Beijos no coração cá de longe, rsrsrsrs... Sanny.

V. Silva disse...

Continua,são pedaços que ficam para a história... Um abraço´.

Anónimo disse...

Navegando por entre atalhos, cheguei aqui ao seu blog, para lhe dizer que adorei esta sua publicação - Feliz ano 2014.
Um abraço cá do Algarve
http://umraiodeluzefezseluz.blogspot.com