quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A nossa sala de visitas

Cada vez que olho a Avenida dos Aliados, sempre uma tristeza me invade. Não canto o Fado, mas rogo pragas ao Presidente da Câmara Rui Rio e ao Arquitecto mundialmente famoso, Siza Vieira. Como foi possível terem transformado este belo espaço, numa coisa cinzenta, triste, sem atractivos, sem verduras, sem cor... O supostamente chamado lago com catarata, não sei se é assim que se chama oficialmente nos registos camarários, é de uma falta de gosto tremendo. Gostam dele as gaivotas e pombas que por ali andam, para tomar banho e beber daquela água sempre cheia de porcaria.
Foi dito à população que este espaço foi criado para se encher de visitantes, produzir grandes concertos. Pois ali está o espaço para constantemente se exibirem barracas, seja de organizações político-sindicais, de venda de bebidas, ou outra coisa qualquer. Concertos ? No S. João e no Natal. Ou alugado (?) para ser produzido um cd de um grupo musical. Visitantes ? Só do lado do passeio da sombra no verão. No inverno só mesmo por necessidade se anda por este triste espaço.
Que slogan mais caricato. Mas tudo serve para fazer dinheiro para a Câmara, mesmo que depois seja para distribuir pelos velhos condutores de antigos fórmula 1, do tempo da Maria Cachucha, alguns com mais de 70 anos, que até há um ano vinham de borla, mas que o sr Presidente resolveu obsequiar com uns simpáticos milhares de euros. E claro, em cada carro um slogan destinado não ao Presidente da Câmara mas ao homem "bom" Rui Rio. Vaidades.
Lisboa teve as suas Vacas. O Porto não podia ficar atrás.
Descendo a Avenida até à Praça da Liberdade, um "génio" mandou fazer umas dezenas de bonecos iguais e mandou outros "génios" das artes plásticas vesti-los. Chamam-lhes Homem T.
Ou Homem Total e cada "génio" fabrica o seu conceito de Homem.
Bem faz a Menina Nua na sua beleza plástica, que lhes atira um sorriso de desdém.
De dia, ainda se conseguem ver os mamarrachos, mas de noite parecem almas penadas que se passeiam pela nossa sala de visitas.
Vão leiloá-los. Não sei para quem é o dinheiro. Mas o sr. Presidente da Câmara deveria arrematar uma dúzia deles para os colocar nas escadas de acesso ao seu gabinete para lhe servir de guarda de honra e assim recordarem ao Homem Total a porcaria que anda a fazer por esta cidade.




Sem comentários: