domingo, 25 de abril de 2010

As Gatas do Álvaro

O Álvaro é um companheiro com quem criei fortes laços de amizade, desde que nos conhecemos em Abril/Maio do ano de 70 do século passado. Tem por alcunha o Brasileiro, porque viveu e trabalhou 16 anos no Brasil.
Acompanhou o meu crescimento fotográfico, fez-me muita companhia nas andanças atrás de "bonecos" e a reportagem que fiz sobre a Igreja dos Clérigos deixou-nos boas recordações e risotas. Mas houve mais, como a da Casa do Infante.
Claro que não só de fotografia vive o homem, e então eram frequentes as nossas paragens pela Tininha do Mercado de Gaia, pelo Louro, pela Casa das Iscas (a Viúva) da Ribeira, pelo Quim, pela Império, pelo Os Compadres, etc. etc.
Nos 1ºs de Maio lá estávamos para uma bela passeata e melhores almoçaradas. Na Noite dos velhos tempos também fomos companheiros de grandes sessões fadistas.

A partir de determinada altura, o Álvaro fugia cedo, com a desculpa que tinha de ir tratar das "Minhas Gatas". Deixava-me intrigado, mas aceitava, que remédio.
Mais tarde vim a saber que, sim senhor, realmente existiam gatas na história. Gatas mesmo, das peludinhas, de quatro patas.
Continuamo-nos a encontrar, mas infelizmente muito menos e em casa dele.
E finalmente descobri o "mistério" das Gatas.
O Álvaro tinha um tio, do qual era a única pessoa de família. Por isso olhava pelo velhote. Que entretanto faleceu. Foram encontradas no quintal da sua casa, 3 gatas pequeninas, sem mãe, e que o Álvaro não teve coragem de deixar para lá. Então adoptou-as, levando-as para a sua casa.

São as donas da casa mas têm as suas obrigações.
Naquela altura, do início da história, o Álvaro vinha realmente para casa para tratar das bichas.
Tive ocasião de as fotografar agora. Mas há uma mais arisca que não gosta de fazer parte fotogràficamente da história. É totalmente diferente das manas. Listada de cinzentos-esverdeados-pretos, é também uma bonita virgem.
Agora só falta o Álvaro poder sair de casa para continuarmos as nossas andanças interrompidas.
E já não precisa de ter cuidados com as suas queridas gatas.

Sem comentários: