segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Receitas para o´s Stresses


A vida está a tornar-se enfadonha. É a política desavergonhada, é o nosso clube que não ganha, é o tempo que nos oprime, esteja calor ou frio, chuva ou vento; são as Tv's com os programas reais, as entrevistas, os comentadores, tudo gente boa que não vale um cigarro Provisórios, mas pagos a preço de ouro para dizerem uns "bitaites" sobre o que sabem e não sabem.
Não gosto de dar conselhos, mas se te sentes em baixo por tudo isso e mais alguma coisa, nada como um dia bem passado na cozinha.
Mas primeiro tens de ir às compras e começa por te forneceres de umas garrafitas preferencialmente de Tinto, que pela força do mercado e da crise até se encontram a preços razoáveis. Por exemplo Conventual alentejano ou D. Pancho duriense, que custam à volta de 2 euros. Me desculpa, amigo Zé Manel, mas os teus vinhos não são para matar o's Stress'es. São para saborear na maior calma.
Não esquecer umas cervejolas, porque a tarde terá esperas entre preparações culinárias.
Podes começar pelo prato forte. Logo pela manhã. Um bom naco de carne de novilho, alto, para assar no tacho (ou panela). O talhante saberá o que tu queres. Do outro lado do mundo, os nossos irmãos (e irmãs) brasileiro(as) devem gostar da picanha. Também serve.
Começas por alourar a carne de todos os lados num pouco de azeite, só a cobrir o fundo do utensílio. Vais dando umas picadelas com um garfo na carne para o sangue ir saindo mais fàcilmente. Coloca um pouco de sal para que a humidade também saia. Deves ter preparado um calde carne - os liofilizados em última instância também servem - ao qual juntas um pouco de vinho tinto e um toque de pimenta e vais borrifando a carne depois de alourada com a ajuda de um mólho de salsa . Coloca o fogo em lume brando e deixa ir apurando. Quando achares a carne apurada a teu gosto, retira-la do tacho (ou panela) e juntas ao môlho que lá ficou, o caldo de carne e se achares bem, rectifica os temperos podendo até juntares mais um pouco de vinho. Rapar bem o fundo e deixa apurar esse môlho. Fatia a carne e regas com o môlho na altura de ir para a mesa. A acompanhar, grêlos salteados em alho, azeite e cominhos; arroz branco - segredo: na água metes uma cebola com quatro cravinhos de cabeça, espetados; 2 dentes de alho; um ramo de salsa e duas colheres de azeite. Quando estiver quási cozido junta umas rodelinhas de salpicão -; claro que nao se deve esquecer um pouquinho de sal. Feijão preto, devidamente estufado num bom estrugido de cebolada picada e azeite, com bocadinhos de presunto ou toucinho fumado a derreter, ou chouriço ou salpicão. Inventa. Querendo podes também acompanhar com batatas. Depois de cozidas mas ainda encruadas, pequenas, aloura-las no môlho da carne e serves salpicadas com salsa muito picada.
Infelizmente a foto foi-se e não dá para mostrar o trabalho de uma manhã na cozinha.
Não esquecer que ao mesmo tempo que cozinhas, vai embutindo um copinho do Tinto que escolheres. É o melhor ajudante.
Mas para o stresse se ir indo, prepara o lanche. Que tal uns folhados de carne ? Para que não tenhas muita chatice com a parte pior, a massa, compra-a já preparada numa embalagem frigorificada - ou duas ou três, tu é que sabes - de massa folhada.
Começa por fazer um saboroso picado de carne, cujo ingrediente principal pode ser do mais barato, juntando tudo que te vier à cabeça: legumes, chouriços, presunto, toucinho, azeitonas, enfim. Aliás, se estiveres com uma grande "mona" podes fazer de tudo, junto ou separadamente. Se houver amigos para o lanche que só comem botânica ou comida de grilo, é fixe preparar uns folhados de legumes: Cenoura em tiras fininhas, couve branca, idem, tomate; mas inventa, é o melhor.
Mas o que interessa agora são uns pastéis folhados, cuja origem parece ter sido em Chaves. Ó gente da minha terra, lembram-se de em Passos Manuel existir a Casa dos Pastéis de Chaves ? Bom, ainda existe, mas os pastéis já não são o que eram. Nem os da Império. Adiante. Vamos ao petisco.
Picar muito bem todos os ingredientes. Há aquela maquineta que é preciso dar à manivela e que utilizei neste menú... Mas há as picadoras um dois três que fazem o mesmo efeito, embora deixem a carne um pouco granulada. O trabalho é menor. Mas como é para combater o stresse, o esforço físico e o tempo não conta, pelo contrário, ajuda. Seguindo, um bom estrugido de cebola bem picada e alho esmagado, em azeite. Juntar os ingredientes e deixar apurar. Vai juntando aos poucos, muito pouco, o tal caldo de carne, com um cheirinho de cominhos e nós moscada. E vinho, pouquinho, para que apure sempre em fogo lento e pouca humidade. E pimenta a gosto, bem como o sal.
Depois de esfriar, abres a massa e vais recheando. Dá a forma que quiseres aos pasteis. Rolo, Meia Lua, Quadrados, põe a tua imaginação a funcionar. Não esquecer de untar os bordos com ovo batido e levar ao forno moderado (180º na prateleira do meio). Se começar a alourar rápido, coloca uma folha de papel de alumínio. Meia hora deve chegar, mas aí controlas. Lembra que estás ainda no stresse. Tem calma e ponderação e não queimes as pontas dos dedos no tabuleiro.
Quando achares que a massa está cozida, deixa arrefecer um pouco. A gula não é boa com calor de 180º. Esquece os tintos e vai numas cervejinhas a acompanhar e tá feito.
Mas lembra, caro stressado, que tiveste tempos livres. Aproveita-os, entre um café e um bagaço de lavrador, a fazer uma mousse de chocolate, mas muito simples. Compra um pacote - ou dois ou três ou os que quiseres - de chocolate em pó. Por cada 250 gramas junta um quarto de litro de leite, mas roubado. Vai mexendo mas com a batedeira à moda antiga, aquela de varas. Devagar, com calma - olha o stresse - só de olhares o teu trabalho ficas de boca cheia.
E vai imaginando de como gostarias que te soubesse essa mousse. A Wiskie ? A Vinho do Porto ? mete umas gotas e sem ninguém ver e vai provando. Quer dizer que lambes a varinha. E mexe mais. Tens frutas secas que sobraram do Natal ?: Nozes, Amêndoas, Pinhões, Avelás ? Mete lá dentro e vai mexendo sempre. O stresse está a passar. Agora só mais uma coisita, ou duas, para finalizar: O resto de café que sobrou, mete-o lá para dentro e já agora um pouquinho de canela. Mexe mais 5 minutos. E põe no frigorífico. O stresse está quási a ir-se.
Toque final: Naquele raspador obsoleto que tens no fundo da gaveta das coisas inúteis e que compraste há muitos anos para cortar e fazer batatas fritas à inglesa, que nunca serviu para nada, utiliza-o agora raspando um pouco de chocolate de leite em tablete e larga umas ripas para dentro da tigela.
Agora pensa como gozaste o teu dia stressante. Poderá o teu clube até ganhar. Não viste TV. Não ouviste políticos nem comentadores. O tempo nem está frio e o sol brilhou. Tudo muito bom. Mas nada como um dia de cozinha para nem dares fé do mundo horrível que te rodeia.
Agora só mais um cafèzinho e um bagaço para terminar o dia. Antes de ir ver os emails e saltar para a cama e ler mais uma história da colecção Vampiro.

9 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro Jorge,
Além do stress ainda queres que eu leve com o pau da vassoura?
NaaaH...Passo a receita à cara-metade e fico com os copinhos. Assim é que dá certo!
Um abraço amigo,
José

PS: Adorei as fotografias. Umas mexeram com o estomago e a tua, de avental, deu-me uma ideia excelente. Vou-te "encomentar" ao programa "Praça dda Alegria" com a Sónia Araújo....
Zé Camara

Anónimo disse...

Meu caro Jorge, meu amigo


Sem quereres foste màzinho para mim. Bela receita para combater o stress mas... sabes... estou quase proibido de comer porque estou a fazer implantes (dentes que me começaram a tirar em Catió, sentado num caixote à porta do posto de socorros). Estou a papas de Nestum e a banana esmagada porque dentes meus já não há !!!!!! Dentes e algo mais !!!!!! Mas vou guardar a tua receita para quando tiver a "cramalheira" nova. E se tiveres mais receitas, manda. A tua receita, bem cozinhada, teve o condão de me deixar água na boca e logo agora que estou mais que stressado.


Um abração. Um dia que vá ao teu Porto dou-te um toque para te conhecer pessoalmente, até porque fomos mordidos pelos mesmos mosquitos.


Benito Neves

Anónimo disse...

QUE DELÍCIAS DE COMIDAS! mnham mnham mnham


Anónimo disse...

Parece tudo muito gostoso!
Não sabia que além de fotógrafo você era "chef"!
Bom apetite.
malu.

Anónimo disse...

fiquei com água na boca..... está tudo muito apetitoso, tudo. mas engorda.
estou precisando de um bom cozinheiro.
Mara

Anónimo disse...

Eh Pá

Vai dar uma volta à coluna...
Andas sempre no comes e bebes e eu a ver navios..
Um ab
CSilva

jteix disse...

O que é normal é que depois das receitas feitas se convide os amigos para as provar e até agora não vi nada, fico á espera, até
porque lá para as bandas do Bando estamos a precisar dum chefe para poupar nas tainas.
Um abraço
cumprim/jteix

Joaquim disse...

Estava eu preocupado em arranjar um cozinheiro para me ajudar a preparar um "pica no chão".
Problema resolvido !!!
Até breve
Peixoto

Anónimo disse...

Pois é, caro amigo, eu também gosto de cozinhar!!!

Um abraço
Joaquim